O creep-feeding e o creep-grazing

 

creep-feeding é uma forma prática de se suplementar a alimentação de bezerros na fase de aleitamento. Consiste em cercar uma pequena área dentro do pasto a que só os bezerros tenham acesso, e onde são colocados cochos com ração concentrada/sem acesso as vacas.

 

Vantagens

  • Aumenta o ganho médio diário e o peso à desmama 
  • Aumenta o peso das mães ao final da estação de monta 
  • Pode chegar a um ganho adicional de 25 a 40 kg de peso na desmama 
  • Encurta o tempo de abate e a primeira prenhez.

É um sistema prático que visa à suplementação da cria sem separar da sua mãe. Embora haja indícios de uma melhora da efiência reprodutiva da vaca, o creep-feeding visa especialmente ao bezerro. Tem como o objetivo o aumento do peso à desmama bem como acostumá-lo à suplementação no cocho.

Em um sistema de reprodução de bovinos de corte, a taxa de desmama e a quantidade de kg de bezerro desmama/vaca/ano influenciam diretamente do processo de criação. Quanto mais pesado desmamar este bezerro, menor será o tempo de abate, reduzindo seu custo de permanência na propriedade, ou maior será o valor da venda.

Parte do texto retirado do site: https://www.educapoint.com.br/v2/blog/pecuaria-corte/o-que-e-creep-feeding-vantagens-bovinos/

Composição da ração 

  • Uma composição simples poderá ser conseguida com as seguintes quantidades de ingredientes:
    • 78 % de milho
    • 20% de farelo de soja
    • 2% de calcário calcítico
    • 1% de mistura mineral

 

Fotos do autor:


Medidas ideais



Foto do site: https://rehagro.com.br/blog/creep-feeding-e-creep-grazing-como-funcionam-as-suplementacoes-de-bezerros/

 

 

creep-grazing é uma forma de fornecer forrageira de melhor qualidade aos bezerros em aleitamento. Consiste em cercar uma área dentro da invernada das vacas, de forma que só os bezerros tenham acesso, e introduzir, nessa área, pasto de ótima qualidade, como: colonião bem-manejado, coast-cross, milheto ou leguminosas, como estilosantes Mineirão ou Leucena.

 

Em um sistema de produção de bovinos de corte, a taxa de desmama e a quantidade de kg de bezerro desmamado/vaca/ano influenciam diretamente a eficiência do processo de criação.

A capacidade e a melhoria desse indicador está diretamente relacionado ao nível de intensificação da propriedade, quanto maior a taxa de lotação da propriedade, maior a eficiência nos manejos reprodutivos e sanitários com as matrizes e suas crias, e o peso de desmama influenciam diretamente nesse indicador de tamanha importância para propriedades de cria.

A suplementação, ainda que na fase de aleitamento, evidencia ser uma importante ferramenta complementar nos projetos que visam níveis altos de produtividade.

Quanto mais pesado desmamar o bezerro, menor será seu tempo no sistema até o abate, reduzindo seu custo de permanência na propriedade ou maior será seu valor de venda e mais rápido as fêmeas são destinadas à reposição. Além disso, permite que as matrizes recuperem seu estado corporal e retome a ciclicidade mais rápido.

Para o produtor é indispensável saber os custos do sistema e devem ser levados em consideração os custos com ração/bezerro.

É essencial, no entanto, observar se um bezerro bem nutrido, durante o primeiro ano de vida, é capaz de suportar maiores estresses climáticos e/ou orgânicos e, consequentemente, te restituir um boi mais pesado no futuro, mostrando mais importante o fechamento econômico da operação.




Foto e Parte do texto: https://rehagro.com.br/blog/creep-feeding-e-creep-grazing-como-funcionam-as-suplementacoes-de-bezerros/

 


Neste caso é usado cerca elétrica. Mas pode se usar cercas de madeiras como é usado do creep-feeding, ou até cercas de ferro,

 

 

Foto retirada do site: https://www.comprerural.com/essas-tecnicas-turbinam-a-eficiencia-dos-bezerros/

 

Como atrair os bezerros para esses locais 

Em primeiro lugar, traga um bezerro que já tenha a experiência de entrar no cercado. Coloque-o junto aos outros animais e o produtor irá perceber que ele será como um guia. Esse líder trará conhecimento e segurança aos demais. Em segundo lugar, tire as limitações de entrada e leve a matriz até o cercado. Após se acostumarem e se sentirem seguros e confortáveis, retorne com a limitações.

Parte do texto retirado do site: https://dicas.boisaude.com.br/a-importancia-e-a-diferenca-do-creep-feeding-e-creep-grazing/

 










Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Agronegócio Brasileiro

O tempo ( clima ) e suas diversidades na produção de alimentos.

O autor do blog

A desmama dos bezerros de corte

A importância dos minerais aos ruminantes

Os ruminantes e as pastagens ou forragens a base da alimentação